Postagem

Quando ter apenas um ERP não o ajuda

Post Title

Essa realidade vem mudando significativamente e ter apenas um sistema ERP já não garante ter todas as informações e vantagens necessárias para atender as demandas de mercado uma vez que o mercado tornou-se mais exigente. Diante dessa realidade os principais fornecedores de ERP do mercado mundial enveredaram por caminhos os mais excelentes no sentido de criar ferramentas que permitam a seus clientes embarcar em uma nova jornada rumo a tecnologias que vem de encontro com suas especificidades e as particularidades de seu mercado.

Já para os clientes de sistemas de gestão há a possibilidade de um ganho expressivo quando adotam outras tecnologias e sistemas especialistas, que integrados a seus ERPs impulsionam a vantagem competitiva dessas organizações.

Uma das tecnologias que foram adotadas pelos principais empresas destacam-se:

Business Intelligence (BI)

Uma das características marcantes de um ERP é a geração de muitas informações que são armazenadas em bancos de dados, mas que nem sempre são facilmente extraídas do ERP, por uma série de motivos que remontam desde a forma como o ERP foi construído até as finalidades do ERP, que muitas vezes não nos permite extrair todas as informações nas dimensões necessárias. Diante desse paradigma, iniciou-se com sucesso a extração de informações das bases de dados dos ERPs através de processos de datawarehouse, que apesar de serem processos muito técnicos, muito caros e que dependiam de profissionais altamente qualificados, trouxe bons resultados para as organizações. Foi da experiência adquirida com os processos de extração de informações e também com o advento de novas tecnologias de banco de dados, que surgiram os sistemas de Business Intelligence.

Alguns dos benefícios que o BI pode oferecer:

- Montar seus próprios relatórios cruzando informações relevantes;

- Criar DashBoards;

- Criar cubos de decisão;